top of page

CONVÍVIO COM PESSOAS DIFÍCEIS

Foto do escritor: Alice DamascenoAlice Damasceno

Conviver com pessoas difíceis é um desafio que enfrentamos, seja no trabalho, família, amizades. Se não soubermos lidar com essas situações, esses relacionamentos podem causar desconforto e impacto negativo em nossa vida emocional. Portanto, desenvolver reações assertivas se faz necessário para conseguir relacionamentos sem nos intoxicar.

Normalmente pessoas difíceis podem ser muito críticas, negativas, autoritárias, manipuladoras, teimosas, irredutíveis etc. Na maior parte do tempo tendem a ser excessivamente questionadoras. O convívio com pessoas com esse perfil, podem resultar sentimentos de frustração, ansiedade, raiva, rejeição e outros.

No contexto familiar o desgaste emocional pode ser mais profundo e significativo gerando consequências disfuncionais. Algumas estratégias possíveis que podem ser apropriadas são: manter a calma e evitar discussões agressivas, ser mais racional possível. Pensar antes de falar evitando assim a impulsividade, respirar dando uma pausa. É necessário também estabelecer limites, ser claro e objetivo. Saber quando falar e calar, na tentativa de estabelecer uma comunicação assertiva.

Enfim, apesar de ser desafiador, praticar empatia também ajuda a entender os motivos do comportamento das pessoas difíceis e suavizar as dificuldades.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page