Conversando Sobre Emoções
Orientação
Emoções são reações neurais que agem como resposta a estímulos externos. Ao longo da vida experimentamos diversos tipos de emoções como: raiva, medo, ansiedade, alegria e muitas outras. Algumas delas nos proporcionam sensações agradáveis, e outras nos provocam algum grau de desconforto.
É comum considerarmos que existem as boas e outras ruins, mas na verdade, todas, a seu modo são importantes, pois nos estimulam a desenvolver competências para nos reinventarmos sempre que necessário.
Emoções geram sentimentos e a partir deles, tomamos decisões. Gerenciá-los com assertividade, traz saúde e bem estar, todavia, ao contrário, poderão nos adoecer e trazer dissabores. Portanto, vida emocional equilibrada poderá proporcionar mudanças positivas.
Emoções em desequilíbrio poderão desencadear doenças e sofrimentos. Ser líder de si mesmo é a primeira condição para desenvolver competências e obter comportamentos saudáveis e compatíveis com a situação presente. Administrá-las bem promove primaveras existenciais mais prolongadas e invernos inevitáveis menos cruéis. As emoções e sentimentos dão um colorido especial à vida e nos desafiam a vivenciá-los de forma assertiva.
Maria Alice Damasceno de Oliveira
CRP 04/4543
Palavras chave: Estudar, Saúde, Sentir.
Minha Percepção
A partir de experiências pessoais, pude concluir que as emoções têm muito poder sobre nossa saúde. Curam-nos ou adoecem. Depende da forma como as vivenciamos.
Acredito que o autocontrole associado às novas percepções, novos olhares e posturas, são capazes de transformar nossas vidas e promover mais saúde e bem estar em todas as áreas.
Meu desafio é compartilhar conhecimento e estimular você a ampliar seu olhar sobre suas possibilidades e fragilidades, como também, compreender a importância dos pensamentos, sentimentos e emoções na qualidade de sua vida emocional e física.
Maria Alice Damasceno de Oliveira
CRP 04/4543