À medida que o tempo passa, independente da nossa vontade e sem pedir licença, nosso corpo vai mudando. Eis que, em algum momento, olhando no espelho com mais cuidado, nos deparamos com algumas rugas absolutamente indesejáveis. Olhamos bem, quase que incrédulos, mas, o nosso reflexo no espelho nos mostra sem piedade que o tempo passou e deixou "lembranças".
Vários fatores colaboram para o envelhecimento da pele. Tenho percebido, com o passar do tempo, que existem fatores internos, os quais influenciam bastante no aparecimento das rugas. Elas simbolizam as marcas que foram "esculpidas" durante a vida. Cada linha conta uma história escondida no coração de quem as criou. Tudo vai depender da forma que enfrentamos os "desertos" e dificuldades juntamente com momentos dolorosos. Se você tiver baixa autoestima, "ruminar" tristeza, ódio, desilusão e vivenciar seus problemas como se fosse uma sucessão de tragédias, isso fará você tensionar os músculos do rosto sem perceber, formando marcas que ficarão estampadas em sua face.
Tenho tido o privilégio de conviver com familiares acima dos 90 anos, e pasmem, não possuem rugas. Ouvindo suas histórias e conhecendo a forma que lidaram com as "tempestades" que aconteceram em suas vidas, consigo entender o porquê desta aparência tão conservada. Conseguiram passar por experiências difíceis de forma assertiva. São exemplos para toda a família.
O que nos aconteceu, passou a fazer parte de nossa vida, o que fazemos com o que nos aconteceu, é o que determinará se vamos sucumbir ou vamos superar. Isto está em nosso poder de decisão.
Seja mais flexível com você mesmo (a) e com os outros, menos orgulhoso (a) e agressivo (a), mais otimista e menos vítima. Com essa "matemática", você poderá descobrir novas estratégias para resolver velhos problemas.
Atenção: Você colherá no futuro o que estiver plantando hoje. Cuidado com o que está semeando em seu coração. Cultive a paz e alegria, pois isso será refletido em seu rosto, com pele mais saudável e mais brilho em seu olhar, independentemente da idade. Assim, a natureza agirá a seu favor.
Lembre-se, que os maiores predadores estão dentro de nós. Viva da melhor forma possível o presente, único momento que ainda temos algum poder. O ansioso vive no futuro o rancoroso vive no passado. E o presente? É um "presente" para nós, por isto tem este nome! Viva com sabedoria e "colherá" vida mais saudável com uma pele mais rejuvenescida.
Maria Alice D. de Oliveira
Psicóloga/Master Practitioner em PNL e Neurossemântica
CRP: 04/4543
Comments