Caro leitor! O tema que proponho é uma oportunidade para importantes sobre nossos talentos e possibilidades. Creio que todos nós possuímos capacidades que considero como “presentes” que recebemos para serem reconhecidos e aperfeiçoados.
Como alcançar a nossa capacidade realizadora? Acredito que, para tecer uma resposta, primeiramente precisamos olhar para dentro de nós mesmos e, neste processo de autoconhecimento, perceber quais características possuímos e o que amamos fazer.
Ao decidirmos dar esse primeiro passo é importante nos valorizarmos, reconhecermos limites e talentos. Interessante também é ter humildade, coragem para perceber fragilidades e sensibilidade para detectar valores pessoais. Através destes diálogos internos de autopercepção, poderemos vislumbrar e identificar os recursos que possuímos. Alinhados a esta “descoberta”, é necessário potencializar boa autoestima, pois ela é baseada em dois pilares: amor próprio e poder pessoal e para que nós sejamos realizadores e confiantes, o equilíbrio entre eles deverá ser alcançado. Gostar de nós mesmos e darmos a chance de realizarmos sonhos em sintonia com projetos bem elaborados é de fundamental importância.
Outra competência que precisamos desenvolver é sermos resilientes para adaptarmos às mudanças, superarmos problemas, aprendermos com as derrotas e transformá-las em aprendizado sem desistir de alcançar as metas desejadas. Lembre-se que as pessoas resilientes sempre buscam recursos internos e externos para se superar com criatividade e determinação visualizando novas alternativas. Diante de um propósito é necessário afirmarmos nossa intenção de realizá-lo. Quando nos comprometemos, as energias respondem às nossas escolhas. Portanto, redirecione-as!
O que nos impede de alcançarmos aquilo que tanto desejamos? Novamente temos que nos avaliarmos para construir respostas! Apesar das circunstâncias muitas vezes serem adversas, é frequente as pessoas serem impedidas de “avançar” devido às questões internas como: medo de arriscar, dificuldade para sair da zona de conforto, falta de determinação, dentre outros. Muitas vezes isso ocorre devido à autossabotagem. Sutil, às vezes imperceptível, porém cruel, pois sequestra sonhos e limita realizações.
O que você tem feito para atingir seus objetivos?
Deixo aqui registrado um pensamento de Abraham Maslow psicólogo norte-americano conhecido pela Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas: “O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma”.
O meio mais poderoso para ter sucesso é agir. Portanto, ouse, planeje e tome atitudes compatíveis com seus ideais, e ao longo do processo, perceberá que suas habilidades serão transformadas e amadurecidas no decorrer da desafiadora trajetória que se chama vida.
Maria Alice Damasceno de Oliveira
Comments